Projeto




               
O setor da economia criativa do audiovisual tem se mostrado um grande parceiro no crescimento econômico e um forte aliado nas ações de enfrentamento ao desemprego e da inclusão social em várias regiões do Brasil. Em reconhecimento a força econômica dada       a sua vocação mercadológica, o Governo Federal investiu, só no ano de 2015, um valor acima de 1,5 bilhões de reais no audiovisual. Graças a esses investimentos a produção audiovisual no Rio Grande do Norte tomou novo fôlego. Hoje temos filmes potiguares concorrendo em grandes festivais nacionais e internacionais.
No estado do Rio Grande do Norte, a Região do Agreste, e em particular o município de Noa Cruz RN, fulgura entre as que mais se destacam nesse particular, dada a sua clara vocação audiovisual que se expressa na produção independente e espontânea de vários filmes produzidos ao longo dos últimos 06 (seis) anos e na produção realizada dentro dos centros de ensino como parte integrante de suas atividades pedagógicas; por exemplo, as ações audiovisuais produzidas pelos estudantes dos Institutos Federais da região e as sessões de cineclubismo realizadas pelo SESC.
Agora, cabe ao poder público a tarefa de criar mecanismos para manter, estimular e ampliar essas ações, além de ofertar condições necessárias ao aprimoramento da qualidade dos produtos audiovisuais que estão sendo gerados. Para isso, se faz necessária a adoção de ações que estimulem a formação e a capacitação profissional, além do aparelhamento dos mecanismos de financiamento, sendo essas as condições básicas para a efetivação de um espaço propício a produção audiovisual apto a contribuir com o desenvolvimento cultural-sócio-econômico da região.
Para concatenar atividades do Anta Audiovisual com as ações de estímulo ao crescimento do mercado audiovisual propostas pelo Governo Federal é que nos balizamos para criar o referido projeto, fruto da pactuação entre a Prefeitura Municipal de Nova Cruz RN, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria Extraordinária de Cultura/Fundação José Augusto, da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura/III Diretoria Regional da Educação - III DIRED e da Secretaria de Estado da Saúde Pública, e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte/Cinemateca Potiguar.
O Anta Audiovisual irá desenvolver ações de formação destinadas a: capacitação de profissionais para atuarem como produtores; de Arte-educadores estimulando-os a criar cineclubes nas escolas onde atuam; de estudantes e professores das escolas federais, municipais e estaduais da Região do Agreste. Alem das ações de formação, o projeto também propõe a realização de concursos de filmes com, no máximo, 01(um) minuto de duração, produção de filmes e debates nas escolas.
As ações do projeto culminam com um evento intitulado de I ANTA FESTIVAL AUDIOVISUAL cuja programação contém 04 (quatro) mostras de filmes:
Mostra 1 Minutinho Só! – Composta por 30 (trinta) filmes selecionados pelo edital do mesmo nome.
Mostra Primeiros Takes - Composta por 10 (dez) filmes de curta metragem,    sendo que 05 (cinco) desses filmes são produzidos pelos participantes das    oficinas e os outros 05 (cinco) serão selecionados através de concurso destinado  aos realizadores iniciantes residentes em um dos municípios circunscritos na        região da III DIRED.
Mostra Curta Nordeste – Composta por 05 (cinco) filmes produzidos por realizadores nordestino.

A programação também inclui seminários, feiras de artesanato e de gastronomia, e apresentações culturais, além de um território livre composto de uma estrutura necessária para exposição dos serviços e produtos dos apoiadores do evento.
Não há dúvidas de que esta ação se traduz como uma forte aliada no desenvolvimento do audiovisual da região, uma vez que ela se propõe a atuar diretamente na formação, qualificação e estimular a produção e a exibição de filmes.
As ações do Anta Audiovisual, iniciadas em Agosto/2015, vão culminar com a realização do I Anta Festival Audiovisual que ocorrerá entre os dias 15 e 18 de janeiro de 2016 e que servirá de vitrine para todos os trabalhos supracitados. A missão do festival é a de contribuir para o desenvolvimento do segmento audiovisual em Nova Cruz e na Região Agreste do Rio Grande do Norte, numa perspectiva cultural-sócio-econômica, através da institucionalização de um espaço dialógico voltado para as práticas audiovisuais com respeito aos saberes, viveres e crenças que caracterizam os vários grupos sociais envolvidos no processo, com interface no desenvolvimento sustentável da região, além de contribuir com um projeto que vise o desenvolvimento econômico com o foco no turismo.
O Projeto Anta Audiovisual é uma realização da Prefeitura Municipal de Nova Cruz RN e será gerenciado pela Coordenação de Cultura da Secretaria Municipal da Juventude, Turismo, Cultura, Esporte e Laser, em parceria com a Casa de Cultura Popular Palácio Lauro Arruda Câmara e com o Ponto de Cultura Associação Comunitária Cultural Amigos da Casa de Cultura Palácio Arruda Câmara.

Parcerias:
Prefeitura Municipal de Nova Cruz RN.
Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria Extraordinária da Cultura/Fundação José Augusto, da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura/III Diretoria Regional da Educação – III DIRED e da Secretaria de Estado da Saúde Pública.
Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN, através da Cinemateca Potiguar.

Apoio:

Controle Informática.

Um comentário:

Odon Carlos Crizanto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.