terça-feira, 5 de abril de 2016

I Fórum Audiovisual do RN encerra com Carta de Demandas do Segmento


Representantes de 17 municípios do Rio Grande do Norte participaram do I Fórum Audiovisual do RN, realizado nos dias 2 e 3 de abril no IFRN Cidade Alta, em Natal. O evento contou com o envolvimento de cerca de 100 profissionais do audiovisual, reunidos com o objetivo de propor diretrizes para as políticas públicas voltadas ao segmento.
Iniciando a programação, os cineastas Torquato Joel e Kalyne Almeida apresentaram a palestra “A Articulação do Audiovisual na Paraíba”, onde relataram as ações que fomentaram a interiorização em seu estado, além de trazer um relato das políticas públicas desenvolvidas. O evento contou também com a palestra “Oportunidades do Audiovisual: Federal, Estadual, Municipal”, com Tarciana Portella (PE), realizadora e coordenadora da Rede Nordeste de Audiovisual.
Em seguida, os participantes do Fórum dividiram-se em Grupos de Trabalho (GTs) para discussão de suas realidades locais e elaboração de um questionário com o diagnóstico do segmento audiovisual em suas regiões. Em seguida, os presentes fizeram um relato de experiência e ficou acertado que, no dia seguinte, os documentos elaborados iriam nortear a escritura da Carta de Demandas para o Fomento ao Audiovisual no Rio Grande do Norte.
Durante o Fórum, foi realizada a Mostra Anchieta Fernandes de Filmes Potiguares, em homenagem ao poeta, pesquisador e autor do livro “Écran Natalense”, importante publicação sobre o audiovisual no Rio Grande do Norte. O autor acompanhou o evento e declarou que pretende trabalhar em uma nova edição do livro, incluindo um capítulo sobre a história contemporânea do audiovisual no RN.
No segundo dia, o I Fórum Audiovisual do RN contou ainda com Diálogo com a Fundação José Augusto, representada por Aécio Cândido, diretor adjunto, e Pedro Filgueira, do Centro de Promoções Culturais da FJA; e com a SECULT/Fundação Cultural Capitania das Artes, representada por Josenilton Tavares, diretor do Departamento de Políticas Culturais da SECULT, e Bruna Hetzel, do Núcleo de Audiovisual e Novas Mídias da Funcarte.
O evento foi finalizado com a elaboração de uma Carta de Demandas do Audiovisual do RN, que foi lida no encerramento do Fórum, e deverá ser protocolada na Fundação José Augusto e publicizada nos meios de comunicação.
Próximos Passos
Como encaminhamentos, ficou acordado que a ABDeC/RN irá convocar na próxima semana uma reunião para avaliação do Fórum, revisão da Carta de Demandas para o RN e encaminhamento das atividades. A reunião deverá ser transmitida via skype, para participação de outros municípios.
Além disso, os representantes foram provocados para que, até o dia 17 de abril, cada município tenha trabalhado em um Questionário/Diagnóstico para, em seguida, formalizar uma Carta de Demandas específica.
Deseja articular-se nas redes de comunicação do segmento audiovisual? Clique AQUI e saiba como. Para conferir as fotos do evento, clique AQUI.
* Os municípios com representação foram Assú, Catu, Campo Grande, Currais Novos, Extremoz, Florânia, Mossoró, Macaíba, Natal, Nova Cruz, Nísia Floresta, Porto do Mangue, Parnamirim, Pau dos Ferros, Serra do Mel, São José do Mipibu, São Miguel do Gostoso.
#ForumAudiovisualdoRN #Cinemapotiguar
Publicado em ABDeC


Nenhum comentário: